Experivivências (auto)etnográficas no estágio como pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas teórico-práticas performativas

Conteúdo do artigo principal

Bruno Silva Nascimento
Maria Jeane Souza de Jesus Silva
Eugênia Silva Nascimento Soares
Jamilly Stéffany da Silva Alves
Maria de Fátima Pereira Carvalho
Priscila Texeira da Silva

Resumo

O objetivo da narrativa em tela é relatar experivivências (auto)etnográficas no estágio como pesquisa III – nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal em Guanambi – BA, amparado em teorias e práticas performativas. Nesse sentido, destaca-se a importância dessa etapa para a (trans)formação do pensamento crítico e reflexivo de praxiologias no âmbito escola/universidade. A intervenção teórica se alicerça em concepções mais recentes relacionadas aos saberes docentes, experivivências, formação profissional e ontoepistemologias críticas. É sob o prisma da promoção da justiça e da equidade social que essa narrativa respira ares de mudança a partir da  seguinte inquietação: Como a visão apresentada neste trabalho no âmbito do estágio contribui para o campo da educação, ao destacar a importância das teorias e práticas performativas na formação e atuação dos profissionais da área? Metodologicamente, ancora-se nos estudos sobre autoetnografia/autocrítica reflexiva (Takaki, 2020), que possibilita uma ampla diversidade de perspectivas e insights na esfera da pesquisa qualitativa. Em síntese, o presente estudo revelou/revela a necessidade de focalizarmos a formação continuada de professores, visando a uma atualização pedagógica mais significativa, que implica no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e conhecimento das melhores práticas educativas possíveis.


Abstract


This narrative aims to report (auto)ethnographic experiences in internship as research III course, in elementary school early years in municipal public school system in Guanambi - BA, grounded on theories and performative practices. The study highlights the importance of this stage for the (trans)formation of critical and reflective thought regarding praxiologies in the school/university. The theoretical intervention is based on more recent concepts related to teaching knowledge, experivivences, professional training, and critical onto-epistemologies. Under the guise of promoting justice and social equity, this narrative breathes airs of change from the following inquiry: How does the vision presented in this study within the internship contribute to the field of education, by highlighting the importance of theories and performative practices in the training and work of professionals in the area? Methodologically, it is anchored in studies on autoethnography/reflective self-criticism (Takaki, 2020), which enables a wide diversity of perspectives and insights within the sphere of qualitative research. In summary, the study has revealed the need to focus on the continuous teacher training, aiming to a more meaningful pedagogical update that implies the development of socioemotional skills and knowledge of the best possible educational practices.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva Nascimento, B., Souza de Jesus Silva, M. J., Silva Nascimento Soares, E., Stéffany da Silva Alves , J., de Fátima Pereira Carvalho, M., & Texeira da Silva, P. (2024). Experivivências (auto)etnográficas no estágio como pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas teórico-práticas performativas . Educação Online, 19(47), e24194707. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1643
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruno Silva Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Titulação: doutorando em estudos de linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Função atual: pesquisador do Grupo de Pesquisa: Educação Crítica, Criativa e Ética por Linguagens, Transculturalidades e Tecnologias (UFMS/CNPq). 

Área de pesquisa: linguística aplicada e educação

 

Maria Jeane Souza de Jesus Silva, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Titulação: mestrado em educação e diversidade (Ppged/Uneb)

Função atual: pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (Geplet)

Área de pesquisa:  educação e diversidade

Eugênia Silva Nascimento Soares, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Titulação: graduanda. em pedagogia (Uneb)

Área de pesquisa: educação

Jamilly Stéffany da Silva Alves , Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Titulação: graduanda em pedagogia (Uneb)

Área de pesquisa: educação

Maria de Fátima Pereira Carvalho, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Titulação: doutora em pedagogia (Uneb)

Função atual: membro do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire (Uneb)

Área de pesquisa: educação

Priscila Texeira da Silva, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Titulação: doutora em pedagogia (Uneb)

Função atual: pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe/Uneb)

Área de pesquisa: educação

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