Educação Ambiental em Petrópolis (RJ): produção científica, políticas e práticas

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Victor de Araujo Novicki

Resumo

Este artigo objetiva analisar as políticas e práticas de Educação Ambiental (EA), bem como a produção científica brasileira sobre ela, desenvolvidas em Petrópolis (RJ), enfatizando as concepções de sustentabilidade, meio ambiente e EA. A partir de uma perspectiva crítica, constatamos, por um lado, que a produção científica é escassa e incipiente. Por outro lado, há o programa de formação continuada de professores em EA, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação com a Superintendência Estadual de EA e a Uerj, que privilegia uma abordagem crítica da questão ambiental. Os outros programas, projetos e atividades, desenvolvidos em parceria com a iniciativa privada, ONGs patronais ou não, são importantes para a mobilização dos alunos, professores e comunidades, em torno da resolução técnica dos problemas ambientais locais. No entanto, pouco exploram as causas sociais da degradação ambiental.

Detalhes do artigo

Como Citar
Novicki, V. de A. (2015). Educação Ambiental em Petrópolis (RJ): produção científica, políticas e práticas. Educação Online, (19), 113–136. https://doi.org/10.36556/eol.v0i19.186
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Victor de Araujo Novicki, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação