Educação integral e(m) tempo integral em Angra dos Reis: narrativas dos educadores do Centro de Educação e Horário Integral Monsenhor Pinto de Carvalho
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa no Centro de Educação e Horário Integral Monsenhor Pinto de Carvalho – Ilha Grande/Angra dos Reis – no ano de 2014, durante a especialização em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares pela Universidade Federal Fluminense (UFF), polo Angra dos Reis, sob orientação da profª drª Marisol Barenco. O objetivo é compreender a implantação do projeto de Educação Integral e(m) Tempo Integral do município de Angra dos Reis, através das narrativas dos diferentes educadores que estão inseridos nesse cotidiano. A pesquisa buscou apresentar e refletir sobre o trabalho pedagógico desenvolvido, narrar a história da ampliação dos tempos e espaços escolares e da importância da integração curricular, como forma de promover maior aprendizagem aos educandos. Cabe destacar que essa produção evidencia, ainda, o caminho percorrido pelos educadores, ao longo dos anos, e a avaliação que os mesmos possuem sobre a experiência de Escola de Educação Integral e(m) Tempo Integral que, cotidianamente, desenvolvem e constroem.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.