A face de incentivo à leitura em redes sociais: um relato de experiência

Conteúdo do artigo principal

Cyndi Moura Guimarães de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-4330-1730
Elza Ferreira Santos
https://orcid.org/0000-0002-7033-9048
Sonia Pinto De Albuquerque Melo
https://orcid.org/0000-0003-3553-6174

Resumo

Este artigo faz parte de um trabalho sobre o incentivo à leitura em tempos de tecnologia digital. O texto examina questões relativas ao uso do Facebook na educação, baseado em um estudo da utilização da plataforma em um contexto educacional específico: o incentivo à leitura. Com base em dados coletados junto a um grupo de 36 participantes, em uma pesquisa-ação, o artigo discute questões pertinentes ao uso de redes sociais no contexto educacional e a utilização do Facebook como ferramenta de incentivo à leitura.  Sugere-se que as redes sociais podem oferecer possibilidades bastante interessantes para a educação e propor muitos desafios às práticas e concepções correntes.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moura Guimarães de Oliveira, C., Ferreira Santos, E., & Pinto De Albuquerque Melo, S. . (2021). A face de incentivo à leitura em redes sociais: um relato de experiência . Educação Online, 16(38), 300–314. https://doi.org/10.36556/eol.v16i38.910
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cyndi Moura Guimarães de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Sergipe; Especialista em Proeja - Educação Profissional para Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Sergipe (2014); Especialista em Gestão Integrada de Comunicação pela Universidade Tiradentes (2008); Graduada em Letras Português, pela Universidade Tiradentes (2006). Servidora do Instituto Federal de Sergipe, desde 2014.

Área de pesquisa: ensino, práticas educativas e linguagens.

Elza Ferreira Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2013) com estágio de doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012). Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2006). Licenciada em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (1993). Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept). 

Área de pesquisa: ensino, práticas educativas e linguagens.

Sonia Pinto De Albuquerque Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (2003), Mestre e Doutora em Educação também pela Universidade Federal de Sergipe (2009 e 2015, respectivamente). É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), professora permanente do quadro docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept).

Área de pesquisa: ensino, práticas educativas e linguagens.

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