O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Todos os autores estão cadastrados na revista e pelo menos um dos autores tem título de DOUTOR(A).
  • Nenhum dos autores publicou outro artigo na revista há menos de dois anos.
  • No processo de submissão foram inseridos os nomes completos de TODOS os autores, TITULAÇÃO, minibio, ORCID, link do Lattes, endereços institucionais e e-mail do autor indicado para correspondência.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no editor do texto, garantindo o critério de sigilo na avaliação por pares (ex.: artigos).
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está dentro do template da revista (com estilos de formatação aplicados); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos).
  • O texto segue os padrões de estilo, quantidade de páginas e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O(s) autor(es) estão cientes de que deverão se responsabilizar financeiramente pela revisão ortográfica e gramatical e pela formatação do texto aceito para publicação.

Caro/a pesquisador/a, Educação Online publica, prioritariamente, artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas desenvolvidas na área de educação, em especial sobre relações de ensino-aprendizagem, em diferentes níveis de ensino. Publica também resultados de estudos teóricos, ensaios, entrevistas e resenhas de livros (com data de publicação não superior a 18 meses da data de submissão). A revista não publica relatos de experiência. O conteúdo da revista é de livre acesso. Não há taxas para submissão e publicação para autores. Ao submeter o texto, a/o(s) autor(a/es) concordam com as normas da revista. 

O texto deve ser obrigatoriamente inédito. Não será aceito como inédito texto que seja tradução em outra língua, de artigo já publicado em periódico ou em e-book. Devem ser adotadas as normas atualizadas da ABNT para configuração de apresentação, formatação do texto, referências e citações.

O texto pode ser apresentado em português, inglês, espanhol ou francês. Todos os textos deverão ser acompanhados de título, resumo e palavras-chave na língua em que for redigido e em duas destas outras línguas. Artigos escritos em inglês, espanhol ou francês deverão apresentar título, resumo e palavras-chave necessariamente em português.

Desde fevereiro/2025, a Revista Educação Online passou adotar layout específico e todas as orientações sobre a formatação do texto podem ser acessadas no template, disponível aqui. Atenção: não basta apenas colocar a fonte Garamond no texto, é imprescindível que os estilos indicados no template estejam aplicados no artigo. Textos fora deste modelo e sem estilos aplicados não serão aceitos para avaliação.

Os resumos devem apresentar, no máximo, 12 linhas, justificado, espaçamento simples . Máximo de 5 palavras-chaves. Resumos e palavras-chaves, além de integrarem os textos, deverão ser inseridos nos metadados da revista, no momento da submissão do artigo.

Artigos e ensaios devem ter até 17 páginas, incluindo as referências, notas e ilustrações.

Entrevistas devem ter até 10 páginas, incluindo referências e notas.

Resenhas devem ter até 8 páginas.

A revista Educação Online aplica avaliação duplo-cega por pares, por isso, os textos não podem apresentar qualquer marca de autoria e não devem ser inseridas citações a trabalhos anteriores do/a(s) autores/as. Caso haja necessidade de fazer referência explícita a publicações anteriores dos próprios autores, substituir a referência entre parênteses (autor e data) pela expressão: referência excluída para preservar anonimato. Para preservar o anonimato, não inclua citações literais, mesmo que a indicação de autoria seja suprimida. Atenção: nas citações em que não houver indicação explícita de que o texto citado é do/a próprio/a autor/a do artigo submetido, não é necessário excluir a autoria. Exclua a autoria quando precisar indicar: "Em pesquisa que realizamos anteriormente..."; "Os resultados de nossa pesquisa de doutorado..."; "Em artigo no qual publicamos outros resultados da mesma pesquisa...". Caso o texto seja aprovado, o/a(s) autor/a/es poderão inserir as referências devidas na versão para publicação. 

O(s) autor(es) deverão se responsabilizar financeiramente pela revisão ortográfica e gramatical do texto aceito para publicação e comprovar que o artigo passou por revisão profissional, que pode ser feita após o aceite do texto.

Ao submeter o texto, todos os autores devem estar cadastrados no sistema da revista, com perfil contendo: ORCID e resumo da biografia, contendo obrigatoriamente: atuação acadêmica, atuação acadêmica - últimos 5 anos, grupo de pesquisa, temas de pesquisa, link do Lattes. Ao preencher o formulário de cadastro, não esquecer de marcar AUTOR ao final do cadastro. O texto será rejeitado caso faltem essas informações nos cadastros de todos os (co)autores.

O autor responsável pela submissão deve incluir no sistema: título do artigo, nome completo, filiação institucional, titulação máxima, e inserir os nomes de todos o(s) coautor(es). É indispensável que ao menos um dos autores tenha título de DOUTOR/A. Neste vídeo tutorial há informações sobre como se cadastrar corretamente no sistema da revista.

Autores que publicaram na EOL só poderão submeter textos para avaliação após 2 anos da última publicação.

Caso o artigo apresente dados de pesquisa realizada com seres humanos, os autores devem enviar, no ato da submissão, em Comentários ao Editor, o número do processo, nome do comitê de ética/instituição que aprovou a realização da pesquisa. Após a aprovação do artigo para publicação, essas informações devem constar obrigatoriamente no texto.

Clique aqui para acessar o template de formatação da Revista Educação Online.