O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Pelo menos um dos autores tem título de DOUTOR.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no editor do texto, garantindo o critério de sigilo na avaliação por pares (ex.: artigos).
  • No processo de submissão, foram inseridos os nomes completos de todos os autores, TITULAÇÃO, número identificador do ORCID, seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.

Caro/a pesquisador/a, Educação Online publica, prioritariamente, artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas desenvolvidas na área de educação, em especial sobre relações de ensino-aprendizagem, em diferentes níveis de ensino. Publica também resultados de estudos teóricos, ensaios, entrevistas e resenhas de livros (com data de publicação não superior a 18 meses da data de submissão). O conteúdo da revista é de livre acesso. Não há taxas para submissão e publicação para autores. Ao submeter o texto, a/o(s) autor(a/es) concordam com as normas da revista. 

O texto deve ser obrigatoriamente inédito. Não será aceito como inédito texto que seja tradução em outra língua de artigo já publicado em periódico ou em e-book. Devem ser adotadas as normas atualizadas da ABNT para configuração de apresentação, formatação do texto, referências e citações.

O texto pode ser apresentado em português, inglês, espanhol ou francês. Todos os textos deverão ser acompanhados de título, resumo e palavras-chave na língua em que for redigido e em duas destas outras línguas. Artigos escritos em inglês, espanhol ou francês deverão apresentar título, resumo e palavras-chave necessariamente em português.

O resumo deve apresentar, no máximo, 12 linhas, justificado, espaçamento simples e em fonte Arial 12. Máximo de 5 palavras-chaves. Resumos e palavras-chaves, além de integrarem os textos, deverão ser inseridos nos metadados da revista, no momento da submissão do artigo.

Artigos, ensaios e entrevistas devem ter entre 15 e 20 laudas, incluindo as referências, notas e ilustrações.

Resenhas devem ter entre 06 e 08 laudas.

A revista Educação Online aplica avaliação duplo-cega por pares, por isso, os textos não podem apresentar qualquer marca de autoria e não devem ser inseridas citações a trabalhos anteriores do/a(s) autores/as. Caso haja necessidade de fazer referência explícita a publicações anteriores dos próprios autores, substituir a referência entre parênteses (autor e data) pela expressão: referência excluída para preservar anonimato. Para preservar o anonimato, não inclua citações literais, mesmo que a indicação de autoria seja suprimida. Atenção: nas citações em que não houver indicação explícita de que o texto citado é do/a próprio/a autor/a do artigo submetido, não é necessário excluir a autoria. Exclua a autoria quando precisar indicar: "Em pesquisa que realizamos anteriormente..."; "Os resultados de nossa pesquisa de doutorado..."; "Em artigo no qual publicamos outros resultados da mesma pesquisa...". Caso o texto seja aprovado, o/a(s) autor/a/es serão autorizado/a(s) a inserir as referências devidas na versão para publicação. 

Ao submeter o texto, o(a) primeiro(a) autor(a) deverá informar: título do artigo, nome completo, filiação institucional, titulação máxima, ORCID, link para o currículo lattes e inserir todos o(s) coautor(es). É indispensável que ao menos um dos autores seja Doutor. Todos os coautores deverão, obrigatoriamente, se cadastrar como usuários da revista, antes da submissão do texto, apresentando as referidas informações. Ao preencher o formulário de cadastro, não esquecer de marcar AUTOR ao final do cadastro. 

Formatação básica:
Título do artigo: centralizado, fonte Arial 14, negritado, espaçamento simples entre linhas.

Texto: justificado, fonte Arial 12, espaçamento 1,5 entre linhas.

Citações recuadas: justificadas, margem de 4cm da borda esquerda, fonte Arial 11, espaçamento simples entre linhas.

Citações de trechos de entrevistas realizadas na pesquisa: seguir normas das citações recuadas.

Referências: alinhadas à esquerda, fonte Arial 12, espaçamento simples entre linhas.

As citações devem ser feitas em consonância com as atuais Normas Técnicas da ABNT (NBR 10520/2023).

Os seguintes itens devem ser observados:

As citações com até 3 linhas completas devem aparecer no corpo do texto entre "aspas". As citações textuais longas (mais de 3 linhas completas) devem ser grafadas em fonte tamanho 11, estar em destaque, sem itálico e sem aspas, compondo um parágrafo independente, com recuo de 4cm, espaçamento simples e justificadas. Todas as citações literais devem trazer, obrigatoriamente, referências, contendo: autoria + ano de publicação + página. As referências que não indicam citações literais devem trazer apenas autoria + ano.

Exemplos:

Citação com até 3 linhas completas:

Citação dentro do texto

Citação com mais de 3 linhas, recuada, sem ter citado o nome do autor anteriormente:

Citação com mais de 3 linhas, recuada, citando o nome do autor anteriormente:

  • O itálico deve ser usado para palavras estrangeiras, neologismos.
  • Títulos de obras e publicações devem ser destacadas entre aspas.
  • Recomenda-se o uso de aspas 'simples' para indicar citação dentro de outra citação destacada com aspas duplas.
  • As notas de rodapé devem ser explicativas, numeradas e usadas para esclarecimentos breves. Não devem ser usadas para referências. Deve-se restringir sua utilização e evitar notas longas.
  • Para as citações no corpo do texto e as citações destacadas, utilize o sistema autor-data, incluindo o nº da página da citação ex: (Sardenberg, 2004, p. 50). Para os casos em que se fazem paráfrases, utilize-se o sistema autor-data, sem indicar nº de página. Ex: (Sardenberg, 2004).
  • As ilustrações (tabelas, quadros, figuras, fotos, mapas, gráficos, prints, etc.) devem trazer na parte superior: a palavra indicativa do tipo de ilustração seguida pelo número (Figura 1, Figura 2... Gráfico 1, Gráfico 2...) e o título criado pelo/a autor/a do texto. Imediatamente abaixo da figura, deve ser incluída a fonte de onde foi retirada a ilustração: Fonte: Mendes (2005, p. 16). Caso a ilustração faça parte dos arquivos da pesquisa ou do/a pesquisador/a, pode indicar como fonte: "Arquivo da pesquisa."; "Elaboração própria."

Sobre as REFERÊNCIAS:

  • Aos diferentes títulos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, adiciona-se uma letra depois da data. Ex: (Costa, 2000a, 2000b).
  • Incluir na lista de referências apenas aquelas citadas no texto.
  • Uniformizar os destaques de títulos nas referências em itálico.
  • A lista de referências completas deve ser apresentada ao final do texto, obedecendo aos seguintes critérios:

Livro:

SOBRENOME DO/A AUTOR /A DA OBRA, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título da obra em itálico: subtítulo sem itálico. Número da edição, apenas a partir da 2ª. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

Ex.: FERREIRA, G.M.S.; LEMGRUBER, M. S.; CABRERA, T. (org.). Educação, tecnologia e ficção: da distopia à esperança. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2023.

Artigo:

SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título do artigo sem itálico. Título do periódico em itálico, local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial-página final, mês(es). Ano. 

Ex.: PENA, A. C. Contribuições da psicologia para a relação professor-aluno. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, p. 91-99, 2021.

Dissertações, teses, monografias: dissertações, teses, monografias:

SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título em itálico: subtítulo (se houver). Ano. Dissertação (Mestrado em ÁREA) - Universidade, Cidade, ano. Número de páginas.

Ex.: SILVA, L. F. A. Conhecimentos curriculares e visões de docência na formação de professores para as escolas de tempo integral: em foco os cursos de Especialização em Educação Integral. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

Capítulo de livro:

SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s) (org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: editora, data. página inicial-página final do capítulo.

Ex.: MIZRAHI, M. Etnobiografia, margem e criação: Mr. Catra e as conexões entre brancos, negros e judeus no funk carioca. In: CARVALHO, A. I. et al. (org.). História oral e etnobiografia. Ponta Grossa: Editoras UEPG, 2022. p. 209-229.

Documentos capturados via World Wide Web:

SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título da obra em itálico [online]. Disponível em: http://www... Acesso em: (informar data com dia, mês abreviado, ano).

Ilustrações, fotos e gravuras devem ser enviadas nos formatos JPG, acompanhadas da autorização de direitos de reprodução e as referências necessárias.

Quando houver mais de uma referência de um(a) mesmo(a) autor(a), repetir o nome completo em todas as referências, sem usar traço.

Indicamos o More - UFSC para elaboração de referências não citadas aqui.