Percepção dos estudantes do ensino fundamental sobre a educação financeira e o consumo consciente
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo verificar a percepção dos estudantes do ensino fundamental sobre a educação financeira e seu uso no planejamento do orçamento familiar. Esse tema foi escolhido a partir da criação de um projeto de extensão, desenvolvido por professores e estudantes do curso de ciências contábeis, em uma universidade pública do Rio Grande do Sul, que aborda a educação financeira para jovens do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com 55 alunos dessa etapa. Por meio da aplicação de um questionário, gerou-se uma interpretação quantitativa e qualitativa das respostas. Conclui-se que, em se tratando de aquisição de habilidades financeiras, os alunos não se encontram preparados para as tomadas de decisões necessárias para uma vida financeira controlada e segura. Eles precisam adquirir informações sobre finanças não somente no âmbito familiar, mas em outros ambientes que possam auxiliá-los de forma eficaz nessas decisões. Ainda há poucas iniciativas por parte do Ministério da Educação (MEC), para incluir, no currículo escolar, conceitos e informações financeiras aos alunos, salvo algumas exceções, conhecidas durante a pesquisa.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.