Qualidade da educação, jornada ampliada e valorização da escola
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto trata da ampliação da jornada escolar como um fenômeno atual, importante na política educacional, relacionando-a às discussões sobre a questão da qualidade do ensino e de sua avaliação. O trabalho foi realizado tendo como base os dados da rede pública de ensino do estado do Tocantins, onde buscamos analisar a aferição da qualidade através dos testes padronizados e a expansão da jornada escolar ampliada. Verifica-se, diante das experiências existentes, que a jornada escolar, para que possa ser um critério de qualidade para educação pública, deve permitir a valorização da escola, podendo se tornar uma oportunidade para superação das suas limitações estruturais e conceptuais.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.