O trabalho didático com a oralidade culta respaldado pela sociolinguística
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No presente artigo, proponho uma análise do ensino escolar da oralidade culta sob os seguintes enquadres: objetivos que justificam sua prática; presença da multiplicidade de variedades linguísticas na escola e suas implicações didáticas; imprescindibilidade de um embasamento sociolínguístico nas práticas didático-pedagógicas; entraves ao trabalho didático no ensino da oralidade culta. Em seguida, apresento o relato de uma pesquisa em sala de aula, demonstrando a viabilidade de se ensinar a norma culta, sob a ótica daTeoria da Variação. Finalizando, exponho resultados da pesquisa: engajamento das professoras, gestores e demais envolvidos, participação entusiasmada e ativa dos alunos, aquisição consciente de recursos da norma oral culta e divulgação da Sociolinguística Educacional. Esses fatores configuraram-se como motivadores suficientes para a continuação da proposta desta pesquisa, que deixou, ao seu final, a convicção de que a escola deve e consegue ensinar a oralidade culta, sob o viés da sociolinguística.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.