Estilos de liderança de professores: autoavaliação de professoras e percepção de seus alunos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem de comportamentos relevantes no ambiente escolar e social. Neste artigo, foi analisada a diferença entre a percepção de professores e alunos sobre o estilo de liderança do professor. Para isso, o Inventário de Estilos de Liderança de Professores foi aplicado a 98 alunos de 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública e quatro professoras regentes. Os resultados mostraram que 63,3% dos alunos identificaram suas docentes como negligentes. Já as quatro professoras se perceberam como autoritativas. O controle coercitivo foi classificado por 68,3% dos alunos como alto e tendência a alto, vindo de encontro à percepção das professoras. Concluiu-se que há divergências entre a forma como as professoras e os alunos percebem as interações, o que deve ser considerado em propostas de intervenções no ambiente escolar.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)