Formação de mediadores em museus de ciência: diálogos entre a educação formal e não formal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho analisa processos de formação de mediadores em dois museus de ciência, considerando as relações entre a educação formal e não formal. Tendo como referência os saberes docentes (TARDIF, 2010), verificou-se que, nesses processos, foram enfatizados saberes disciplinares, da formação profissional e da experiência. Constatou-se também que a formação acadêmica em educação contribui para formação de mediadores, na perspectiva dos próprios. Do ponto de vista da educação não formal, o estabelecimento de parcerias com instituições de formação de professores é uma questão premente para uma melhor qualificação dos profissionais de atuam na área, e esse diálogo pode ser frutífero também em sentido inverso, enriquecendo a formação de docentes da educação básica.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.