Relações família-escola: uma análise da visão de educadores de uma turma de sétimo ano do ensino fundamental

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Juliana Yporti Sena
Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
David da Silva Pereira

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar a integração família-escola segundo a visão dos docentes de uma escola pública da região norte do Paraná. A investigação trata dos princípios da Educação em Direitos Humanos do Parecer CNE/CP n° 08/2012 e de como os educadores participam dessa integração, visto que a articulação entre família-escola tem sido um fator influenciador na aprendizagem. A coleta de dados foi realizada com uma pedagoga e seis professores de uma turma de 7º ano do ensino fundamental, em uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental e através de entrevistas semiestruturadas. A análise e interpretação dos resultados têm por base as concepções de Busetto (2006), Nóvoa (2013), Nogueira e Nogueira (2002) e Nogueira (2006). Espera-se oferecer uma contribuição metodológica de identificação de possíveis relações escolares e suas interferências no processo de ensino e aprendizagem.


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Detalhes do artigo

Como Citar
Sena, J. Y., Rocha, Z. de F. D. C., & Pereira, D. da S. (2015). Relações família-escola: uma análise da visão de educadores de uma turma de sétimo ano do ensino fundamental. Educação Online, (19), 68–83. https://doi.org/10.36556/eol.v0i19.171
Seção
Artigos