Relações família-escola: uma análise da visão de educadores de uma turma de sétimo ano do ensino fundamental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar a integração família-escola segundo a visão dos docentes de uma escola pública da região norte do Paraná. A investigação trata dos princípios da Educação em Direitos Humanos do Parecer CNE/CP n° 08/2012 e de como os educadores participam dessa integração, visto que a articulação entre família-escola tem sido um fator influenciador na aprendizagem. A coleta de dados foi realizada com uma pedagoga e seis professores de uma turma de 7º ano do ensino fundamental, em uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental e através de entrevistas semiestruturadas. A análise e interpretação dos resultados têm por base as concepções de Busetto (2006), Nóvoa (2013), Nogueira e Nogueira (2002) e Nogueira (2006). Espera-se oferecer uma contribuição metodológica de identificação de possíveis relações escolares e suas interferências no processo de ensino e aprendizagem.
.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.