“Preceptor, eu?” Ensaio teórico sobre o papel do ensino na residência em saúde

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Gomes Lopes
Emanuelly Mota Silva Rodrigues

Resumo

A construção dos processos educativos tem exigido uma ampliação do modelo tradicional de ensino em prol de uma educação dialógica. A residência multiprofissional em saúde é uma modalidade de especialização lato sensu, com carga horária dividida entre atividades pedagógicas teóricas, práticas e teórico-práticas. Essas atividades são facilitadas por preceptores, e o SUS é a principal escola. Este ensaio objetiva trazer discussões sobre a identidade docente e a necessidade de formação da preceptoria para execução de seu papel. Para subsidiar essa reflexão, utilizaremos como metodologia o ensaio teórico, permitindo a construção de uma análise crítica, a partir de uma exposição reflexiva e argumentativa dos autores. Constata-se a necessidade de qualificação desses profissionais, para além do aprendizado de competências voltadas à sua atribuição.


Abstract


The construction of educational processes requires an expansion of the traditional teaching model in favor of dialogical education. The multiprofessional health residency is a lato sensu specialization modality with a workload divided between theoretical, practical, and theoretical-practical teaching activities. Preceptors facilitate these activities, and SUS is the main school. This essay aims to discuss teaching identity and the need for preceptorship training to fulfill its role. To support this reflection, we will use theoretical essay as methodology, promoting a critical analysis construction, based on the author’s reflective and argumentative exposition. These professionals need to be qualified, in addition to learning the skills required for their role.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gomes Lopes, F., & Mota Silva Rodrigues, E. (2024). “Preceptor, eu?” Ensaio teórico sobre o papel do ensino na residência em saúde. Educação Online, 19(47), e24194706. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1626
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernanda Gomes Lopes, Instituto Escutha; Universidade de Fortaleza

 

Titulação: graduação em psicologia (Universidade de Fortaleza); especialização em cancerologia - modalidade residência integrada  em saúde (Escola de Saúde Pública do Ceará); especialização em psicologia em saúde (Conselho Regional de Psicologia do Ceará);  especialização em psicologia hospitalar (Conselho Regional  de Psicologia do Rio de Janeiro); especialização em gestalt terapia (Instituto Gestalt do Ceará/Faculdade Ari de Sá); especialização em preceptoria multiprofissional na área da saúde (Faculdade Moinhos de Vento);  aperfeiçoamento em teoria, pesquisa e intervenção em luto, psicologia das emergências  e dos desastres, psicoterapia breve focal; psicoterapia fenomenológica  existencial e psicologia hospitalar; mestre em cuidados continuados e paliativos (Universidade de Coimbra); doutora em bioética, ética aplicada e saúde coletiva (Fundação Oswaldo Cruz)  

Função atual: diretora do Instituto Escutha e da Equipe Amparato; psicóloga hospitalar e paliativista; professora do Departamento de Psicologia da Universidade de Fortaleza

Área de pesquisa:  saúde, psicologia, luto e cuidados paliativos

Emanuelly Mota Silva Rodrigues, Universidade do Ceará

Titulação: graduação em psicologia (Universidade de Fortaleza); mestre em ensino na saúde (Universidade Estadual do Ceará)    Função atual: Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio); coordenadora do Centro de Estudos e Residência   Áreas de Pesquisa: saúde, psicologia, luto, cuidados paliativos

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