Estratégias educacionais complementares: contribuições das revisões de literatura narrativa como ferramentas educacionais

Conteúdo do artigo principal

Jeniffer Ferreira-Costa
Dante Ogassavara
Thais da Silva-Ferreira
Ivan Wallan Tertuliano
Daniel Bartholomeu
José Maria Montiel

Resumo

No processo de aprendizagem, observam-se fatores cognitivos e socioemocionais, os quais exigem uma abordagem interdisciplinar para os compreender. Nesse contexto, as revisões de literatura narrativa podem ser utilizadas como ferramentas educativas. Portanto, objetivou-se discutir as contribuições de atividades educativas complementares no processo de ensino-aprendizagem. Observou-se que a aprendizagem pode ocorrer em ambientes formais ou informais, dependendo da estrutura cognitiva pré-existente de cada indivíduo. Cita-se o Problem-Based Learning, o Team-Based Learning e o uso de portfólios reflexivos para aproximar as vivências pessoais dos estudantes com os conteúdos programáticos. Concluiu-se que a elaboração de revisões de literatura narrativa promove autonomia aos estudantes e favorece a ampliação do conhecimento, permitindo o compartilhamento de saberes.


We can observe cognitive and socioemotional factors in the learning process, which require an interdisciplinary approach to understand them. In this context, narrative literature reviews can be used as educational tools. This work aims to discuss the contributions of complementary educational activities in the teaching-learning process. It was observed that learning can take place in formal or informal environments, depending on everyone’s pre-existing cognitive structure. Problem-Based Learning, Team-Based Learning, and the use of reflective portfolios are mentioned to bring students' personal experiences closer to the curriculum content. It was concluded that the development of narrative literature reviews promotes student autonomy and enhances knowledge expansion, enabling sharing of expertise.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira-Costa, J., Ogassavara, D., Silva-Ferreira, T. da ., Tertuliano, I. W., Bartholomeu, D., & Montiel, J. M. (2023). Estratégias educacionais complementares: contribuições das revisões de literatura narrativa como ferramentas educacionais. Educação Online, 18(44), e18234410. https://doi.org/10.36556/eol.v18i44.1508
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Titulação: graduação em psicologia; mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Função atual: mestranda

Área de pesquisa: psicologia do desenvolvimento; envelhecimento humano; método
e práticas em psicologia

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Titulação: graduado em psicologia; mestre em ciências do envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Função atual:

Área de pesquisa: psicologia do desenvolvimento; envelhecimento humano; método e práticas em psicologia.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Titulação: graduada em psicologia, mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento, pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Função atual:

Área de pesquisa: psicologia do desenvolvimento; envelhecimento humano; método e práticas em psicologia.

Ivan Wallan Tertuliano, Universidade São Judas Tadeu

Titulação: pós-doutor pela Unesp - Rio Claro; doutor em desenvolvimento humano e tecnologias pela Unesp - Rio Claro; mestre em educação física pela Eefe-USP; graduado em educação física pela Unimove (licenciatura plena e bacharelado).

Função atual: professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil.

Área de pesquisa: metodologia de pesquisa; contextos educacionais; metodologia de aprendizagem.

Daniel Bartholomeu, UniAnchieta

Titulação: mestre e doutor em psicologia.

Função atual: docente na UniAnchieta – Departamento de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil.

Área de pesquisa: metodologia de pesquisa; contextos educacionais; metodologia de aprendizagem.

 

 

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Titulação: mestre e doutor em psicologia.

Função atual: docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Área de pesquisa: metodologia de pesquisa; contextos educacionais; metodologia de aprendizagem com ênfase em contextos de saúde mental, aprendizagem humana e envelhecimento humano.

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