Hora do gênio como estratégia de ensino
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo apresentou a Hora do Gênio como estratégia de aprendizagem ativa e discutiu suas potencialidades pedagógicas para o ensino de ciências. Foi realizado com alunos de um doutorado profissional em educação em ciências e matemática no Espírito Santo. Os dados produzidos decorreram de questionários e da transcrição da gravação realizada durante uma apresentação com os pesquisados. A análise é qualitativa, e a matriz teórica se baseia na perspectiva da aprendizagem social de John Dewey, na vertente das metodologias ativas, especificamente, na Hora do Gênio. Identificou-se que a estratégia em estudo potencializa a aprendizagem de conteúdos de ciências da natureza, bem como favorece a autonomia e responsabilidade do educando. Aponta-se a necessidade de outros estudos no Brasil, para que se analisem os desdobramentos da proposta a Hora do Gênio.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.