Políticas públicas de fomento ao empreendedorismo: uma avaliação em profundidade do Programa Corredores Digitais

Conteúdo do artigo principal

Maíra Nobre de Castro
Maria de Nazaré Moraes Soares
Carlos Américo Leite Moreira
Leonardo Bezerra da Silva

Resumo

As desigualdades e o neoliberalismo têm encaminhado políticas de enfrentamento ao desemprego a partir do empreendedorismo. No estado do Ceará, há o Programa Corredores Digitais para estudantes transformarem suas ideias em negócios. Este estudo tem como objetivo avaliar de que forma o Programa Corredores Digitais, por meio do incentivo ao empreendedorismo, diminui a crise do emprego. Iniciamos a pesquisa bibliográfica com as categorias teóricas: Estado, Desenvolvimento e Empreendedorismo. A metodologia se orientou em uma “avaliação em profundidade”. Realizamos entrevistas semiestruturadas com gestores, para investigar os efeitos pretendidos pela política. Os resultados mostram que o programa traz à tona a figura do Estado indutor do empreendedorismo. No entanto, em sua trajetória, induz valores de competição, do individualismo e do liberalismo. Apontamos a ausência de um diálogo da política entre o jovem e o contexto social e econômico do qual ele faz parte.


Abstract


Inequalities and neoliberalism have led to policies to face unemployment through entrepreneurship. In the state of Ceará, there is the Digital Corridors Program for students to transform their ideas into businesses. This study aims to evaluate how the Digital Corridors Program, by encouraging entrepreneurship, reduces the employment crisis. We started the bibliographical research with these theoretical categories: State, development, and entrepreneurship. The methodology was guided by an “in-depth assessment”. We conducted semi-structured interviews with managers to investigate the intended effects of the policy. The results show that the program brings up the figure of the State as an inducer of entrepreneurship. However, in its trajectory, it induces competition, individualism, and liberalism values. We point out the absence of a policy dialogue between the youth and the social and economic context of which they are part.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nobre de Castro, M., Moraes Soares, M. de N., Leite Moreira, C. A., & Bezerra da Silva, L. (2023). Políticas públicas de fomento ao empreendedorismo: uma avaliação em profundidade do Programa Corredores Digitais. Educação Online, 18(42), e231803. https://doi.org/10.36556/eol.v18i42.1261
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maíra Nobre de Castro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. IFCE

Titulação: mestre em avaliação de políticas públicas    Função atual: coordenadora da Incubadora de Empresas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Campus Fortaleza   Área de pesquisa: empreendedorismo, políticas públicas e educação   

Maria de Nazaré Moraes Soares, Universidade Federal do Ceará

Titulação: doutora e mestra em administração e controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC - PPAC); especialista em gestão pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Função atual: professora adjunta em exercício da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Departamento de Estudos Interdisciplinares;  professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará;  pesquisadora do CNPQ, coordenadora de um projeto de pesquisa aplicada fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), através do Edital 08/2018, sobre Modelagem e Gestão de Negócios Cooperativos, em parceria com o Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE); professora e pesquisadora do Projeto Contexto "Plataforma Educação Marco Zero: A questão do gênero e da educação emancipatória para uma política pública da educação no Ceará (PROJETO Nº CSO?LA/2016/379/687), financiado pela ONG internacional We World em parceria com a ONG cearense ESPLAR e operacionalizado via Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC).

Área de pesquisa: estudos organizacionais, terceiro setor, gênero e diversidade, empreendedorismo e inovação social, negócios de impacto, estratégia e sustentabilidade, economia social e solidária. (

Carlos Américo Leite Moreira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Titulação: doutor em economia pela Universidade de Paris XIII (2000); pós-doutorado em economia política internacional pela Université de Montréal (2012).

Função atual: professor titular e pesquisador do Departamento de Teoria Econômica e do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará; membro associado do Centre d'Études sur l'Integration et la Mondialisation (CEIM) da Université du Quebéc à Montréal. 

Área de pesquisa: desenvolvimento econômico, economia política internacional e economia brasileira contenporânea

Leonardo Bezerra da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. IFCE

Titulação:  licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e bacharelado em administração pela Universidade Estácio de Sá (2018); pós-graduação em tecnologia de gestão pública e responsabilidade fiscal pela Escola Superior Aberta do Brasil (Esab); mestrando no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept); bacharelando em direito pela Universidade Federal do Ceará.

Função atual:   Departamento de Orçamento da Reitoria do IFCE. (Texto informado pelo autor)

Área de pesquisa: gestão pública

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.