Análise das representações sociais sobre avaliação da aprendizagem no discurso de discentes em dois cursos de fisioterapia do estado do Pará
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A avaliação da aprendizagem tem uma íntima relação com o tipo de profissional que estamos formando. Um modelo avaliativo baseado em provas tem a função de manutenção do status quo. Este estudo teve o propósito de analisar as representações sociais de discentes de dois cursos de fisioterapia do estado do Pará em relação à avaliação da aprendizagem. Para isso, utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras e o software EVOC 2005. No núcleo central, a principal palavra encontrada foi conhecimento, enquanto no núcleo periférico encontrou-se repetição de palavras que representam os instrumentos de avaliação. Os achados mostram que há uma distorção do sentido da avaliação, comprometendo a formação crítica e reflexiva conforme determinam as normas em vigor.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem, Educação superior, Fisioterapia, Representações sociais, Ensino em saúde
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.