Análise das representações sociais sobre avaliação da aprendizagem no discurso de discentes em dois cursos de fisioterapia do estado do Pará

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Renato da Costa Teixeira
Erica Silva de Souza Matsumura

Resumo

A avaliação da aprendizagem tem uma íntima relação com o tipo de profissional que estamos formando. Um modelo avaliativo baseado em provas tem a função de manutenção do status quo. Este estudo teve o propósito de analisar as representações sociais de discentes de dois cursos de fisioterapia do estado do Pará em relação à avaliação da aprendizagem. Para isso, utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras e o software EVOC 2005. No núcleo central, a principal palavra encontrada foi conhecimento, enquanto no núcleo periférico encontrou-se repetição de palavras que representam os instrumentos de avaliação. Os achados mostram que há uma distorção do sentido da avaliação, comprometendo a formação crítica e reflexiva conforme determinam as normas em vigor.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem, Educação superior, Fisioterapia, Representações sociais, Ensino em saúde

 

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Teixeira, R. da C., & Matsumura, E. S. de S. (2015). Análise das representações sociais sobre avaliação da aprendizagem no discurso de discentes em dois cursos de fisioterapia do estado do Pará. Educação Online, (20), 17–34. https://doi.org/10.36556/eol.v0i20.126
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renato da Costa Teixeira, Universidade do Estado do Pará

Fisioterapeuta, Doutor em Educação pela PUC-Rio, docente do Programa de Posgraduação Mestrado Profissional Ensino em Saúde na Amazônia e do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará