Investigação Matemática na formação inicial de professores: relato e reflexões
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Buscamos, neste trabalho, efetuar uma reflexão, sob a atitude fenomenológica, sobre aspectos inerentes a uma prática com a Investigação Matemática (IM), no intuito de compreender o que revela a experiência vivida para além das impressões primeiras. Trazemos, inicialmente, o relato da prática e, posteriormente, discutimos algumas implicações sobre a prática investigativa, retomando aspectos do relato por meio de categorias ou núcleos de ideias. Afirmamos que, apesar de experiências pontuais como essas serem impulsionadoras de outras investigações, elas são incipientes para assegurar ao professor de matemática em formação inicial, a assunção da perspectiva investigativa em suas aulas, bem como concluímos que é necessário modificar o modo como ela, “a IM”, está sendo apresentada na formação inicial de professores de matemática.
Palavras-chave: Abordagem fenomenológica, Hermenêutica, Investigação Matemática, Prática de ensino, Formação inicial de professores
[1] Investigação Matemática
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.