Pesquisas nacionais em ensino de ciências e o pensamento crítico: uma pesquisa bibliográfica

Conteúdo do artigo principal

Geislana Padeti Ferreira Duminelli
Linnyer Beatrys Ruiz Aylon
Luciano Carvalhais Gomes

Resumo

Em 1996, foi promulgada a mais nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dentre os seus artigos, vale destacar o de número 35, que, além de garantir uma identidade ao ensino médio, como etapa final da educação básica, estabelece o desenvolvimento do pensamento crítico como uma finalidade para esse nível de ensino. Desse modo, o principal objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, quais são os procedimentos metodológicos mais utilizados nas pesquisas nacionais, no ensino de ciências, que têm por objetivo mobilizar as capacidades de pensamento crítico dos alunos. Ao final, após uma análise crítica e reflexiva, destacamos que: a) a metodologia privilegiada por esses trabalhos é a proposta por Tenreiro-Vieira (1994); e b) esses trabalhos não contemplam, de modo adequado, em suas reflexões, o importante papel exercido pela postura epistemológica do professor ao elaborar e aplicar as estratégias didático-pedagógicas na mobilização e promoção do pensamento crítico.

Detalhes do artigo

Como Citar
Padeti Ferreira Duminelli, G., Beatrys Ruiz Aylon, L., & Carvalhais Gomes, L. . (2021). Pesquisas nacionais em ensino de ciências e o pensamento crítico: uma pesquisa bibliográfica. Educação Online, 16(37), 137–152. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.948
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Geislana Padeti Ferreira Duminelli, UEM

Graduada em matemática pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão e em física pela Universidade Metropolitana de Santos, especialista em educação especial pela Faculdade Integrado de Campo Mourão, mestre em ensino de física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Campo Mourão e doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. 

Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, UEM

É presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica, membro do Comitê de Assessoramento de Microeletrônica (CA-ME) do CNPq, Comitê Assessor da Fundação Araucária (Fundação de Apoio à Pesquisa do Paraná), do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Nano e Microeletrônicos (INCT Namitec), onde também é a responsável pelas atividades de Popularização da Ciência, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tutora da SoftCom empresa júnior da UEM, tutora do Ramo Estudantil do IEEE e Conselheira do IEEE WiE (Women in Engineering), membro do Conselho Administrativo da Evoa Aceleradora e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). 

Luciano Carvalhais Gomes, UEM

Doutor em educação para a ciência e a matemática pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em educação para a ciência e o ensino de matemática pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduado em licenciatura plena em física pela Universidade Estadual de Maringá e em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professor do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Área pesquisa: ensino e aprendizagem na educação científica, formação de professores de ciências e matemática, história, epistemologia e cultura da ciência.

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