Ensino Profissionalizante na era digital: um estudo sobre a empregabilidade do curso Pronatec
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para a formação do aluno, verificando se houve empregabilidade. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa qualitativa, com a utilização do instrumento questionário eletrônico, tendo como participantes formandos dos cursos profissionalizantes de uma instituição de ensino privada. Os dados indicam que as políticas educacionais para o ensino profissional são essenciais para novas possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo no país na era digital, porém, existe uma dependência de investimentos do Governo Federal. Com isso, temos alguns desafios: diminuir o índice de evasão/desistência dos cursos e incentivar o aumento da empregabilidade.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.