A construção de sólidos geométricos a partir de materiais alternativos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho é oriundo de uma dissertação intitulada O estudo da geometria espacial por meio da construção de sólidos com materiais alternativos. Pretende-se descrever os resultados obtidos de um dos objetivos específicos, a saber: construir sólidos geométricos com canudinhos e linha, jujubas e palitos pontiagudos, cartolina, papel-cartão e calcular superfície e volume. Os aportes teóricos estão embasados em autores que sustentam a relevância do estudo da geometria e da construção dos sólidos geométricos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual a pesquisa-ação foi utilizada como estratégia para intervenção. Participaram da pesquisa quinze alunos do 2º ano do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Boa Vista, Roraima. A análise dos dados mostrou que os alunos adquiriram habilidade para construir alguns sólidos geométricos e, devido ao uso do material manipulável, compreenderam a relação de Euler e conceitos relacionados à área e volume de sólidos geométricos.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.