Identidades Profissionais Construídas na Prática Docente
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo pretende analisar a trajetória de formação profissional de um grupo de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, focalizando a construção de identidades que foram assim se constituindo. Os sujeitos dessa investigação são um grupo de docentes (N=127) matriculadas em um curso de formação de professores de nível superior na cidade do Rio de Janeiro. A análise realizada teve por base um questionário e entrevistas semi-estruturadas. Verificou-se que os conhecimentos escolares se apresentam como um significante central, que reflete em diferentes momentos de enunciação – entre eles em um teste de associação livre que teve esse termo como motivação – a dinâmica de construção da identidade docente em suas diversas formas de expressão e posicionamento. A tarefa de transmissão dos conhecimentos escolares marca a centralidade do professor no contexto da instituição pedagógica e legitima a forte valorização da atividade docente e as idealizações formuladas em torno da missão do mestre. Essas idealizações se apresentam como um consenso que reúne e congrega as diferentes identidades presentes em cada um dos sujeitos e presentes no grupo como um todo. Os conhecimentos escolares, importantes, necessários, afastados da realidade de vida dos alunos, de transmissão dificultada pela inadequação dos recursos pedagógicos, pelos déficits dos estudantes, pela crise da estrutura familiar e social, estão – de acordo com a percepção das professoras – baseados na estrutura acadêmico-disciplinar, nos livros didáticos, na oportunidade das aulas, nos esforços de alcançar a disciplina escolar e em tantas outras questões que os fazem entendidos como conteúdos preestabelecidos e reificados. Enfim, eles são os fatores do sucesso ou os grandes empecilhos à realização da tarefa de ensinar em meio a formulações conflitantes, que deixam emergir as múltiplas e híbridas identidades profissionais das professoras.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.