Profissão docente: continuidades e regularidades na história desse ofício
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto foi construído como trabalho final da disciplina História da Profissão Docente, no Curso de Doutorado em Educação da PUC-Rio, com o objetivo de refletir sobre as transformações que vêm impactando a profissão docente e a imagem desse ofício no campo social. Alguns autores serviram de interlocutores teóricos, em especial, Dubet (2002), Mendonça e Cardoso (2007), Oliveira e Assunção (2009), Nóvoa (2009). A fragmentação da profissão, os baixos salários, o desprestígio, a má qualidade da formação, são alguns dos elementos que vêm impactando o trabalho docente e a imagem que o professor constrói de si mesmo e que integra a constituição de sua identidade profissional.
Detalhes do artigo
Como Citar
Iório, A. C. F. (2015). Profissão docente: continuidades e regularidades na história desse ofício. Educação Online, (18), 45–57. https://doi.org/10.36556/eol.v0i18.142
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)