Possíveis conexões entre o relato (auto)biográfico e a formação docente a partir da ótica dos coordenadores pedagógicos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O relato autobiográfico é um instrumento formativo no processo de qualificação docente. Esta pesquisa investigou como o coordenador pedagógico insere o relato autobiográfico na formação contínua do professor no contexto escolar como um elemento formativo. A pesquisa empírica envolveu dois coordenadores pedagógicos de duas instituições públicas de ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Missão Velha (CE). Para a coleta de dados, foram aplicadas duas entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam fragilidades que permeiam o processo de formação de educadores em relação ao liame entre a formação e a história de vida do professor, pois a história de vida do professor não foi referendada, nem mesmo apontada como categoria a ser explorada em sua formação.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)