Ferramentas tecnológicas como organizadores prévios no ensino da matemática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O propósito deste trabalho é analisar como a utilização de vídeos, em aulas de matemática, pode ser trabalhada como organizador prévio, conforme preconiza a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Nesse sentido, aborda a possibilidade do uso dessa ferramenta como recurso didático importante no ambiente escolar, que pode favorecer a ampliação, facilitação e aquisição de novos conhecimentos, além da motivação ocasionada pelo dinamismo e praticidade desse recurso. Esta análise foi apresentada como trabalho final da disciplina Novas Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação Matemática, do Curso de Especialização em Didática da Matemática.
Palavras-chave: Ferramentas tecnológicas, Aprendizagem significativa, Organizadores prévios, Ensino e aprendizagem, Aprendizagem Matemática
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)