Analfabetismo ao longo da vida: narrativas autobiográficas de estudantes idosos de escolas públicas de Fortaleza
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Resumo
No Brasil, ainda hoje, há pessoas analfabetas em todas as faixas etárias da população. Porém, esse é um problema que recai de forma predominante sobre a população mais velha. A pesquisa teve como objetivo geral conhecer, por meio de narrativas, os sentidos e significados construídos por idosos sobre suas experiências de alfabetização-letramento na velhice. Adotamos como abordagem metodológica a pesquisa (auto)biográfica. Participaram do estudo sete idosos matriculados na EJA, em escolas de Fortaleza-CE, que se disponibilizaram a narrar suas trajetórias de vida. Os principais achados revelam um histórico de privações materiais e exclusão social e, mais especificamente, educacional. As histórias contadas mostram impedimentos à entrada na escola ao longo da vida, contrariando, assim, a educação como um direito fundamental de todos os cidadãos, garantido na Declaração dos Direitos Humanos pela ONU em 1948.
Abstract
In Brazil, there are still illiterate people in all age groups However, this problem predominantly affects the older population. The general aim of this research was to find out, through narratives, the meanings and significance constructed by elderly people about their literacy experiences in old age. We adopt the (auto)biographical research as methodological approach. Seven elderly people enrolled in EJA in schools in Fortaleza-CE took part in the study and offered to narrate their life trajectories. The main findings reveal a history of material deprivation and social exclusion and, more specifically, educational exclusion. The stories told show impediments to school throughout life, thus contradicting education as a fundamental right of all citizens, guaranteed in the Declaration of Rights. Human Rights by the UN in 1948.
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