Estudo comparativo do desenvolvimento de habilidades para vida em escolares praticantes de futsal em razão da idade e tempo de prática

Conteúdo do artigo principal

Gabriel Lucas Morais Freire
Sherdson Emanoel da Silva XavierR
Italo Cavalcante Alencar
Maiara Rodrigues Costa
Yara Lucy Fidelix
José Roberto Andrade do Nascimento Junior

Resumo

Para que os jovens tenham uma vida bem-sucedida, eles necessitam desenvolver um leque de habilidades ao longo de sua vida. As habilidades para vida são definidas como as competências necessárias para lidar com as demandas oriundas do dia a dia. Nesse contexto, a literatura aponta a prática esportiva como importante ferramenta para o desenvolvimento de habilidades para vida de jovens, como bem-estar psicológico, e competências, como liderança, solução de problemas, controle do tempo e comunicação. Logo, este estudo transversal teve como objetivo comparar as habilidades para vida em função da faixa etária e tempo de prática, além de correlacioná-las com a idade e tempo de prática. Os participantes foram 113 adolescentes do sexo masculino, praticantes de futsal em equipes escolares da cidade de Petrolina-PE. Os instrumentos utilizados foram um questionário de identificação e a Escala de Habilidades para a Vida no Esporte (P-LSSS). A análise de dados foi conduzida por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov, t de student independente e da correlação de Pearson (p < 0,05). Os resultados evidenciaram que esses adolescentes perceberam que estavam desenvolvendo as habilidades para vida através do esporte. A idade se correlacionou positivamente com as habilidades sociais (r= 0,18), enquanto o tempo de prática apresentou correlação positiva com as habilidades de trabalho em equipe (r=0,19) e estabelecimento de metas (r= 0,18). Concluiu-se que, embora os meninos mais velhos tenham se percebido com maior desenvolvimento de habilidades para vida, tanto a idade quanto o tempo de prática apresentaram associação positiva com subescalas específicas de habilidades para vida.


 


Abstract


For young people to have a successful life, they need to develop a range of skills throughout their lives. Life skills are defined as the skills needed to deal with the demands of everyday life. In this context, the literature points to sports practice as an useful tool for developing life skills in young people, such as psychological well-being, and competencies such as leadership, problem solving, time control, and communication. Therefore, this cross-sectional study aimed to compare life skills according to age group and time of practice.  The participants were 113 male adolescents practicing futsal in school teams in the city of Petrolina-PE. The instruments used were an identification questionnaire and the Sport Life Skills Scale (P-LSSS). Data analysis was conducted using the Kolmogorov-Smirnov, independent student´s t-test and Pearson correlation (p) tests. < 0.05. The results showed that teenage futsal practitioners perceived that they were developing life skills through sport. Age was positively correlated with social skills (r = 0.18), while time of practice showed a positive correlation with teamwork skills (r = 0.19) and goal setting (r = 0.18). It was concluded that, although older boys perceived themselves as having a higher perception of life skills development, both age and length of practice showed a positive association with specific life skills subscales.

Detalhes do artigo

Como Citar
Morais Freire, G. L. ., da Silva XavierR, S. E. ., Cavalcante Alencar, I. ., Rodrigues Costa, M. ., Lucy Fidelix, Y. ., & Andrade do Nascimento Junior, J. R. . (2023). Estudo comparativo do desenvolvimento de habilidades para vida em escolares praticantes de futsal em razão da idade e tempo de prática. Educação Online, 18(42), e231811. https://doi.org/10.36556/eol.v18i42.1130
Seção
Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.