Representações sociais sobre filosofia: uma análise a partir de licenciandos em filosofia
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Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as representações sociais sobre o que é “filosofia” para licenciandos do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, bem como refletir sobre possíveis desdobramentos do ensino e da formação de professores dessa disciplina. A metodologia da pesquisa é de natureza quantiqualitativa, e o instrumento de coleta de dados ocorreu mediante um questionário aplicado para 46 licenciandos da referida instituição. Como resultados, apresentam-se os três tetraedros indicativos das principais representações sociais dos licenciandos: 1. conhecimento, questionamento, criticidade e criação de conceitos; 2. reflexão, questionamento, criação de conceitos e criticidade; 3. reflexão, conhecimento, criticidade e criação de conceitos. Nossos resultados apontam que as representações sociais sobre filosofia dos licenciandos vêm ao encontro da hipótese inicial de entender a filosofia como experiência filosófica que deve ser vivenciada no cotidiano, distanciando-se de uma concepção enciclopédica de filosofia.
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