Metapesquisa em modelagem matemática na educação matemática: análise de artigos sobre a formação inicial de professores
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho se origina de estudos e reflexões sobre modelagem no âmbito da educação matemática, no ensino superior. Tivemos como solo as publicações contidas nos Anais do V Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, realizado em 2012. Ao assumirmos uma postura fenomenológica de investigação, fomos orientados pela indagação: “O que se mostra sobre a formação inicial de professores em modelagem matemática na educação matemática, nos trabalhos publicados no V Epmen sob essa temática?”. A pesquisa revelou que a modelagem na formação inicial tem se concretizado por meio de três concepções. Além dessa revelação, discutimos outras onze categorias que implicam diretamente nas atividades nesse contexto.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)