Os erros nas avaliações: ações pedagógicas de professores de matemática no curso de Licenciatura em Química
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo visa a identificar o que de fato está sendo praticado pelos professores de matemática, quanto às ações pedagógicas vivenciadas em sala de aula, no que concerne aos erros nas avaliações de aprendizagem, cometido pelos alunos no curso de licenciatura em química da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, Famasul, Palmares – PE. O objetivo é verificar quais as concepções dos docentes de matemática quanto às formas de avaliar e como são tratados os erros nessas avaliações. Conclui, considerando que, ao ser descoberto, o erro privilegia a possibilidade do resgate do principal elemento da avaliação: o questionamento, que leva à mudança de um significado classificatório para um construtivo, o que, certamente, ajuda no crescimento de todos os envolvidos nesse processo, por meio do desenvolvimento de uma avaliação voltada para formação do cidadão.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)