Correlação entre saberes docentes mobilizados num processo de formação continuada na região central do Rio Grande do Sul
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo, de caráter quantitativo e correlacional, tem como objeto o curso de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pacto), oferecido para 74 educadores de cinco escolas públicas estaduais da região central do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2014 e 2015. O objetivo do trabalho é verificar se há correlação entre o saber docente da “formação continuada do Pacto” e outros saberes mobilizados nessas escolas. A pesquisa utilizou como instrumento na coleta de dados um questionário do tipo escala de Likert de cinco pontos. Os resultados sinalizam aspectos relevantes e positivos, no que tange às correlações moderada e forte, porém, indicam uma (re)fundamentação e ressignificação do atual processo de formação continuada de professores do Pacto, no que diz respeito aos saberes docentes mobilizados pelos educadores acerca das correlações fracas.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.