Correlação entre saberes docentes mobilizados num processo de formação continuada na região central do Rio Grande do Sul

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Giacomini
Everton Lüdke

Resumo

O presente artigo, de caráter quantitativo e correlacional, tem como objeto o curso de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pacto), oferecido para 74 educadores de cinco escolas públicas estaduais da região central do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2014 e 2015. O objetivo do trabalho é verificar se há correlação entre o saber docente da “formação continuada do Pacto” e outros saberes mobilizados nessas escolas. A pesquisa utilizou como instrumento na coleta de dados um questionário do tipo escala de Likert de cinco pontos. Os resultados sinalizam aspectos relevantes e positivos, no que tange às correlações moderada e forte, porém, indicam uma (re)fundamentação e ressignificação do atual processo de formação continuada de professores do Pacto, no que diz respeito aos saberes docentes mobilizados pelos educadores acerca das correlações fracas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Giacomini, A., & Lüdke, E. (2017). Correlação entre saberes docentes mobilizados num processo de formação continuada na região central do Rio Grande do Sul. Educação Online, (24), 86–112. https://doi.org/10.36556/eol.vi24.295
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandre Giacomini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), duas especializações na Área da Educação (2006 e 2011) pela Faculdade Internacional de Curitiba e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é professor nomeado da disciplina de Física do Colégio Militar de Santa Maria - Santa Maria/RS e cursa o doutorado em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde pela UFSM (início: 1º semestre de 2014). Suas linhas de pesquisa abarcam a Formação de Professores e Currículos pautados pela Abordagem Temática de inspiração Freireana e com Repercussões Educacionais do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS).

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.