Explorando a alfabetização científica no ensino fundamental: o papel das informações e dos conceitos cotidianos dos alunos

Conteúdo do artigo principal

Francielle Selzer Brecher Beckert
Dartel Ferrari de Lima

Resumo

Este artigo destaca a importância da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental, ressaltando a necessidade de desenvolver habilidades de pensamento crítico e promover a capacidade de investigação, essencial para a formação de cidadãos informados e engajados. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa bibliográfica, analisando diversos estudos e publicações sobre alfabetização científica, informação e práticas pedagógicas. Propõe-se estudar o papel das informações e conceitos do cotidiano dos alunos no processo de alfabetização científica, abrindo caminho para elucidar lacunas no entendimento dessa dinâmica. A relevância da alfabetização científica é sublinhada tanto para o avanço científico quanto para o exercício da cidadania, embora sua implementação enfrente desafios significativos, como a escassez de materiais didáticos e a necessidade de treinamento continuado dos educadores. O objetivo é discutir como os conhecimentos em ciência adquiridos na infância podem impactar a alfabetização científica nas etapas posteriores da educação. Este estudo contribui para a área da educação, ao preencher lacunas no conhecimento sobre o impacto do contexto informal na alfabetização científica e ao oferecer diretrizes para pesquisas futuras, atualizar a eficácia pedagógica e promover uma inclusão equitativa no ambiente educacional.


Abstract


This article highlights the importance of scientific literacy in the early years of elementary school. It emphasizes the need to develop critical thinking skills and promote research capacity, which are essential for formation of informed and engaged citizens. The research is a qualitative bibliographic approach, analyzing several studies and publications on scientific literacy, information, and pedagogical practices. It aims to study the role of information and concepts from students' daily lives in scientific literacy process, paving the way for elucidating gaps in the understanding of this dynamic. The relevance of scientific literacy is emphasized both for scientific advancement and for the exercise of citizenship, although its implementation faces significant challenges, such as lack of teaching materials and the need for continued training of educators. The objective is to discuss how knowledge in science acquired in childhood can impact scientific literacy in education later stages. This study contributes to the education field by filling gaps in knowledge about the impact of the informal context on scientific literacy. It also offers guidelines for future research, updating pedagogical effectiveness and promoting equitable inclusion in the educational environment.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Selzer Brecher Beckert, F., & Ferrari de Lima, D. (2024). Explorando a alfabetização científica no ensino fundamental: o papel das informações e dos conceitos cotidianos dos alunos. Educação Online, 19(47), e24194715. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1773
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francielle Selzer Brecher Beckert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Titulação: graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007);pós- graduada lato sensu em educação infantil pela Faculdade Assis Gurgaz -Fag (2011); pós-graduada lato sensu em gestão educacional pela Faculdade Focus (2023) 

Função atual: mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Ppgecem)

Área de pesquisa:  educação em ciências

   

Dartel Ferrari de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Titulação: doutor em medicina preventiva (Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Marechal Cândido Rondon

Função atual: professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
Educação Matemática - Ppgecem - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel-PR.


Área de pesquisa: saúde de docentes.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.