O processo de inclusão da criança com TDAH no ensino fundamental: desafios e possibilidades

Conteúdo do artigo principal

Antocléia de Sousa Santos
Maria de Lourdes Oliveira
Celso dos Anjos Junior
Cláudia Lilian

Resumo

Este artigo ensaístico tem o objetivo de apresentar os desafios do processo de inclusão da criança com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as possibilidades de intervenção pedagógica no processo de aprendizagem das crianças do ensino fundamental. Os pressupostos metodológicos da pesquisa foram fundamentados à luz dos referenciais teóricos Barkley (2002), Phelan (2005), Carvalho e Santos (2016), Rosário (2016); Mattos (2017), entre outros, e organizações como a American Psychiatry Association e Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Os resultados apontam para uma realidade que pode ser modificada buscando-se subsídios para a formação humana. O TDAH é uma condição neurológica que merece atenção no acompanhamento pedagógico, pois afeta condições de bem-estar e de necessidades educacionais especializadas.


Abstract


This essay aims to present the challenges of the inclusion process of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and the possibilities of pedagogical intervention in the learning process of elementary school children. The research’s theoretical references were Barkley (2002), Phelan (2005), Carvalho and Santos (2016), Rosário (2016); Mattos (2017), among others, and organizations such as the American Psychiatry Association and the Brazilian Attention Deficit Association (ABDA). The results point to a reality that can be modified based on seeking subsidies for human formation. ADHD is a neurological condition that deserves attention in the pedagogical follow-up, as it affects welfare conditions and specialized educational needs.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
de Sousa Santos, A., Oliveira, M. de L., dos Anjos Junior, C. ., & Alves dos Santos, C. L. (2023). O processo de inclusão da criança com TDAH no ensino fundamental: desafios e possibilidades. Educação Online, 18(44), e18234412. https://doi.org/10.36556/eol.v18i44.1408
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antocléia de Sousa Santos, Secretaria de Educação do Estado do Maranhão-Seduc-MA

Titulação: doutora em ciências sociais (UFP-Porto/Portugal); especialista em supervisão escolar (Ucam-RJ); graduada em filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma)

Função atual: servidora pública da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão; 

Área de pesquisa:  educação com metodologias ativas, educação inclusiva e tecnologias digitais, filosofia com ética social, filosofia contemporânea, ciências sociais com políticas públicas e sociais. 

Maria de Lourdes Oliveira, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Titulação: graduação em pedagogia; especialista em gestão escolar (Fapesp); especialista em atendimento educacional especializado (Faculdade Dom Alberto); mestranda em educação global, desenvolvimento humano e gestão da inovação com imersão internacional (Flórida Christian University- FCU).

Função atual: professora da educação infantil e ensino fundamental I da rede pública do estado de São Paulo

Área de pesquisa: educação inclusiva, educação especial

Celso dos Anjos Junior, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Titulação: graduado em psicopedagogia, mestrando em estudos linguísticos

Função atual: mestrando

Área de pesquisa: educação inclusiva e linguística

Cláudia Lilian

Titulação: graduação em ciências biológicas; especialista em docência de biologia (Univasf, Polo Brumado/BA); mestre em zoologia (Uesc, Ilhéus/BA) 

Função atual: professora/pesquisadora colaboradora e coordenadora da linha de pesquisa GPA em produção acadêmica GPA/ IFBA - VCa.

Área de pesquisa: educação especial, ensino, metodologia científica, biologia geral, engenharia ambiental, educação ambiental, zoologia, microbiologia, ecologia e etologia

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