Relações de ensino-aprendizagem nas novas configurações familiares: os avós cuidadores e a educação dos netos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Na sociedade contemporânea, temos observado diferentes configurações familiares. Nesse sentido, buscando conhecer as práticas educativas dos avós, este estudo partiu da seguinte questão problema: Quais são as principais estratégias e mobilizações dos avós cuidadores que influenciaram a longevidade escolar dos netos jovens? A metodologia, de cunho qualitativo, pautou-se, principalmente, na aplicação de questionários a estudantes de uma universidade pública em Minas Gerais e na realização de entrevistas semiestruturadas com universitárias e suas respectivas avós. Neste artigo, apresentaremos o caso de uma estudante do curso de psicologia e sua avó. Os resultados revelaram que a avó considera o esforço da neta ao longo da educação básica, destacando o compromisso com as tarefas escolares. A criação de uma rede de apoio, o incentivo à leitura, bem como a escolha dos estabelecimentos escolares frequentados pela neta, contribuiu para a longevidade escolar da estudante.
Abstract
In contemporary society we have observed different family configurations. This study aims to understand the educational practices of grandparents from the following problem question: What are the main strategies and mobilizations of caregiver grandparents that influenced the school longevity of young grandchildren? Research methodology is of a qualitative nature. It was mainly based on the application of questionnaires to students at a public university in Minas Gerais. It was carried out with semi-structured interviews with university students and their respective grandmothers. In this article, we will present the case of a Psychology student and her grandmother. The results revealed that the grandmother considers her granddaughter's efforts throughout basic education, highlighting her commitment to school tasks. The creation of a support network, the encouragement of reading, as well as the choice of school establishments attended by the granddaughter contributed to the student's academic longevity.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.