Sobre o sentido e a eficácia da atividade de estudo: uma reflexão no seio da teoria da relação com o saber
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Resumo
Este trabalho apresenta aspectos sobre como a atividade do aluno é compreendida dentro da teoria da relação com o saber de Bernard Charlot. Para isso, fizemos um esforço de investigação, concretizado numa análise conceitual de sua obra. Considerando a centralidade da discussão do sentido na compreensão da atividade humana, iniciamos com a exposição de dois dos principais motivos que nos levaram à uma reflexão sistemática acerca dessa teoria. Na sequência, fazemos uma apresentação da teoria, considerando elementos importantes na sua gênese e questões básicas em torno das quais ela é construída. Em seguida, discutimos os conceitos de sentido e eficácia da atividade de estudo. Finalmente, abordamos dois pressupostos fundamentais da teoria para aprofundar a compreensão dessa atividade, o caráter indireto das ações educacionais e a necessidade de se construir o sujeito epistêmico como aspecto central na organização e realização de uma outra escola e de uma outra relação com o saber.
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