Diálogos sobre educação inclusiva, políticas públicas e formação de professores: uma articulação existente, permanente e fundamental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A educação inclusiva tem como finalidade propor uma série de medidas em favor de processos educativos mais
A educação inclusiva tem como finalidade propor uma série de medidas em favor de processos educativos mais igualitários e abertos a qualquer forma de diferença. A sociedade é constituída por uma diversidade cultural, e, nesse contexto, o âmbito social e educacional tem um papel fundamental na compreensão dos processos formativos. Diante disso, este estudo teve como objetivo apresentar os princípios da educação inclusiva pelo viés das políticas públicas, destacando sua importância no contexto da formação de professores. A metodologia da pesquisa foi a revisão bibliográfica e a análise documental. Os resultados evidenciaram que a educação inclusiva é uma temática extremamente fundamental quando associada ao campo da efetivação dos direitos por meio das políticas públicas, bem como quando problematizada nas discussões dos cursos para formação de professores.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.