Por que guardar cadernos escolares? O que revelam as famílias de alunos de classes populares

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Raquel Leite Gonçalves Araújo
Juliana Ribeiro-Passos
Adriana Tomaz

Resumo

Este trabalho se concentra no discurso das famílias dos alunos pertencentes a um estudo longitudinal, realizado nos anos de 2005 a 2008, que forneceram cadernos como dados para a nossa pesquisa no ano de 2010. Nosso objetivo é compreender os motivos pelos quais os cadernos escolares eram guardados ao longo de vários anos, bem como os hábitos familiares relacionados à educação dos alunos e as influências desses hábitos na sua trajetória escolar. Através das entrevistas, foi possível perceber que metade das famílias guardava os cadernos de seus filhos como um objeto de afeto ou alguma referência de memória, sobrepondo uma finalidade pedagógica, que vinha a ser nossa hipótese inicial.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Gonçalves Araújo, R. L., Ribeiro-Passos, J., & Tomaz, A. (2014). Por que guardar cadernos escolares? O que revelam as famílias de alunos de classes populares. Educação Online, (17), 77–94. https://doi.org/10.36556/eol.v0i17.116
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Raquel Leite Gonçalves Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Educação. Pedagogia. Pequisa em avaliação. Avaliação Educacional. Relação Família-Escola.