Por que guardar cadernos escolares? O que revelam as famílias de alunos de classes populares
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho se concentra no discurso das famílias dos alunos pertencentes a um estudo longitudinal, realizado nos anos de 2005 a 2008, que forneceram cadernos como dados para a nossa pesquisa no ano de 2010. Nosso objetivo é compreender os motivos pelos quais os cadernos escolares eram guardados ao longo de vários anos, bem como os hábitos familiares relacionados à educação dos alunos e as influências desses hábitos na sua trajetória escolar. Através das entrevistas, foi possível perceber que metade das famílias guardava os cadernos de seus filhos como um objeto de afeto ou alguma referência de memória, sobrepondo uma finalidade pedagógica, que vinha a ser nossa hipótese inicial.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.