Imagem, Criação e Diálogo: Reflexão Sobre o Processo de Produção Narrativa das Crianças
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse texto tem como objetivo apresentar um aspecto relevante que apareceu ao longo da pesquisa de campo do Doutorado. A pesquisa tem como foco a investigação da produção narrativa das crianças e a questão que me orienta diz respeito à forma como as crianças estão construindo suas histórias na atualidade. Entendo a narrativa aqui como as histórias inventadas pelas crianças em situações que possibilitem a expressão de forma mais livre e para possibilitar esse momento de produção das crianças foram propostas 8 oficinas com duração de cerca de 2 meses e meio em três espaços diferenciados: uma escola pública, uma escola particular e um espaço cultural numa cidade serrana próxima à capital do estado do Rio de Janeiro. A oficina atendeu crianças de 7 a 11 anos em cada um dos espaços.
Procurarei trazer aqui, de forma breve, algumas das questões observadas e/ou vividas com elas para reflexão dialogando com o livro de Vigotsky que fala especificamente da imaginação e da arte na infância bem como com as reflexões de autores dos Estudos Culturais Latino-americanos como Néstor Canclini e Jesús Martín-Barbero. Interessa-nos aqui, neste momento, trazer uma análise de alguns aspectos das observações feitas durante o processo de produção narrativa das crianças em diálogo com o referencial teórico.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.