Estudos de gamificação publicados em língua portuguesa

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Alda Pereira
Cláudia Gomes

Resumo

Pretende-se apresentar o mapeamento de estudos empíricos, publicados em língua portuguesa, sobre a utilização da gamificação no ensino formal. A pesquisa foi realizada nas bases de dados do Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (Rcaap) e no Portal de Periódicos da Capes, tendo como descritores o termo “gamificação” no título ou nas palavras-chave. A aplicação dos critérios de inclusão resultou em 14 estudos, a maioria dos quais relativos a experiências no ensino superior. As ideias-chave que nortearam esses trabalhos incluem o entendimento da gamificação como o uso de elementos de desenho de jogo em contextos de não jogo, associado à procura de estratégias que envolvam os estudantes numa perspetiva de uma metodologia ativa, centrada no aluno. Os resultados confirmam o potencial da gamificação para envolver os estudantes.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira, A., & Gomes, C. (2022). Estudos de gamificação publicados em língua portuguesa. Educação Online, 17(41), 108–127. https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1244
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alda Pereira, Universidade Aberta, Portugal

Titulação: Doutora em ciências da educação,  Universidade Aberta, Portugal   Função atual: investigadora integrada do Laboratório de Educação a Distância eLearning, Universidade Aberta, Portugal   Área de pesquisa: educação on-line, avaliação digital, gamificação. 

Cláudia Gomes, Universidade Aberta, Portugal

Titulação: doutora em educação, especialidade educação a distância e eLearning, Universidade Aberta   Função atual: investigadora colaboradora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning   Área de pesquisa: gamificação no ensino superior; EaD; eLearning