Estudos de gamificação publicados em língua portuguesa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Pretende-se apresentar o mapeamento de estudos empíricos, publicados em língua portuguesa, sobre a utilização da gamificação no ensino formal. A pesquisa foi realizada nas bases de dados do Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (Rcaap) e no Portal de Periódicos da Capes, tendo como descritores o termo “gamificação” no título ou nas palavras-chave. A aplicação dos critérios de inclusão resultou em 14 estudos, a maioria dos quais relativos a experiências no ensino superior. As ideias-chave que nortearam esses trabalhos incluem o entendimento da gamificação como o uso de elementos de desenho de jogo em contextos de não jogo, associado à procura de estratégias que envolvam os estudantes numa perspetiva de uma metodologia ativa, centrada no aluno. Os resultados confirmam o potencial da gamificação para envolver os estudantes.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.