Experimentações na educação infantil: a potência das narrativas infantis em um estágio supervisionado

Conteúdo do artigo principal

Priscila Michelon Giovelli
Samara Facco
Vivien Kelling Cardonetti
Kelly Werle

Resumo

O artigo busca compartilhar experiências significativas vivenciadas no processo formativo de uma estagiária de pedagogia em uma Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes), abordando aspectos teóricos da educação infantil articulados com narrativas infantis. Optou-se por uma investigação qualitativa (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2009), de caráter narrativo (CARDONETTI, 2014), contemplando observações e ações propostas em conjunto com as crianças e a professora regente, com o diário de bordo como fonte de informações. O referencial teórico encontra base em Borba (2009), Martins Filho (2020), Freire (1991), Larrosa (2002), Rabelo (2019), Rinaldi (2016), Sarmento (2003) e Sarmento e Oliveira (2020). Nos resultados, destacamos a importância do estágio na formação de estudantes de pedagogia, bem como do registro e da reflexão das experiências e das narrativas das crianças para a docência na educação infantil.


Abstract


This article aims to share significant experiences during the formative process of a pedagogy intern at a Federal Higher Education Institution, addressing theoretical aspects of Early Childhood Education articulated with children's narratives. The research followed a qualitative investigation (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2009), using a narrative approach (CARDONETTI, 2014), involving observations and actions proposed in conjunction with the children and the lead teacher, using a logbook as information source. The theoretical framework is based on Borba (2009), Martins Filho (2020), Freire (1991), Larrosa (2002), Rabelo (2019), Rinaldi (2016), Sarmento (2003), and Sarmento; Oliveira (2020). The results highlight the importance of internships in the students’ pedagogy training, as well as registration and reflection of experiences and narratives of children for teaching in Early Childhood Education.

Detalhes do artigo

Como Citar
Michelon Giovelli, P., Facco, S., Kelling Cardonetti, V. ., & Werle, K. . (2023). Experimentações na educação infantil: a potência das narrativas infantis em um estágio supervisionado. Educação Online, 18(43), e231809. https://doi.org/10.36556/eol.v18i43.1369
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Priscila Michelon Giovelli, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Titulação: graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Função atual: 

Área de pesquisa: formação docente e infâncias

Samara Facco, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Titulação: mestranda em educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.

Função atual: Professora concursada de educação infantil no município de Nova Palma/RS.

Área de pesquisa: formação continuada, infância e estética

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Titulação:  pós-doutorado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.

Função atual: professora externa do curso de educação especial - licenciatura (à distância) na Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Área de pesquisa: entrecruzamentos artes visuais e pedagogia; cenários formativos como um laboratório de experimentação

Kelly Werle, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Titulação: mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM

Função atual: professora doutora do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Área de pesquisa: educação infantil