Educação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantil
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Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre como a professora pedagoga unidocente trabalha a educação musical na educação infantil. Como base metodológica, utilizou-se da abordagem qualitativa (Brandão, 2001; Minayo, 2009), com questionário semiaberto (GIL, 2010) e entrevista por grupo focal (Bauer; Gaskell, 2002; Gatti, 2005), baseado nos referenciais sobre a educação infantil, unidocência e a música. Sequencialmente, em seus caminhos metodológicos, apresentamos a análise dos dados, inicialmente, por cinco Unidades de Análise (UA): “Trabalhando com a música”, “O papel da professora”, “Musicalizar”, “Um ouvinte sensível” e “Músicas infantis” com inspiração na Análise compreensiva interpretativa (Souza, 2014). Concluímos que os modos docentes estão imbricados no fazer cotidiano das professoras e, portanto, complementam o fazer musical com as crianças na educação infantil.
Abstract
The article presents results from research on how the single-teacher pedagogue works with musical education in early childhood education. We use a qualitative approach as a methodological basis (Brandão, 2001; Minayo, 2009), with a semi-open questionnaire (Gil, 2010). The focus group interview (Bauer; Gaskell, 2002; Gatti, 2005) was based on references concerning early childhood education, single-teacher pedagogy, and music. Sequentially, we presented the data analysis, through five Analysis Units (AU): “Working with music,” “The role of the teacher,” “Musicalizing,” “A sensitive listener,” and “Children's songs,” inspired by the Comprehensive Interpretive Analysis (Souza, 2014). We concluded that teaching practices are intertwined with daily activities of the teachers and, therefore, complement the musical practice with children in early childhood education.
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