Educação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantil

Conteúdo do artigo principal

Luciane Inês Kolling

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre como a professora pedagoga unidocente trabalha a educação musical na educação infantil. Como base metodológica, utilizou-se da abordagem qualitativa (Brandão, 2001; Minayo, 2009), com questionário semiaberto (GIL, 2010) e entrevista por grupo focal (Bauer; Gaskell, 2002; Gatti, 2005), baseado nos referenciais sobre a educação infantil, unidocência e a música. Sequencialmente, em seus caminhos metodológicos, apresentamos a análise dos dados, inicialmente, por cinco Unidades de Análise (UA): “Trabalhando com a música”, “O papel da professora”, “Musicalizar”, “Um ouvinte sensível” e “Músicas infantis” com inspiração na Análise compreensiva interpretativa (Souza, 2014). Concluímos que os modos docentes estão imbricados no fazer cotidiano das professoras e, portanto, complementam o fazer musical com as crianças na educação infantil.


Abstract


The article presents results from research on how the single-teacher pedagogue works with musical education in early childhood education. We use a qualitative approach as a methodological basis (Brandão, 2001; Minayo, 2009), with a semi-open questionnaire (Gil, 2010). The focus group interview (Bauer; Gaskell, 2002; Gatti, 2005) was based on references concerning early childhood education, single-teacher pedagogy, and music. Sequentially, we presented the data analysis, through five Analysis Units (AU): “Working with music,” “The role of the teacher,” “Musicalizing,” “A sensitive listener,” and “Children's songs,” inspired by the Comprehensive Interpretive Analysis (Souza, 2014). We concluded that teaching practices are intertwined with daily activities of the teachers and, therefore, complement the musical practice with children in early childhood education.

Detalhes do artigo

Como Citar
Kolling, L. I. (2025). Educação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantil. Educação Online, 20(48), e25204801. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.1658
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luciane Inês Kolling, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Titulação: pedagoga e mestre em educação

Função: professora da educação básica   Área de pesquisa: educação Infantil, pedagogia, unidocência e educação musical.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.