Imagem, Criação e Diálogo: Reflexão Sobre o Processo de Produção Narrativa das Crianças

Conteúdo do artigo principal

Adriana Hoffmann Fernandes

Resumo

Esse texto tem como objetivo apresentar um aspecto relevante que apareceu ao longo da pesquisa de campo do Doutorado. A pesquisa tem como foco a investigação da produção narrativa das crianças e a questão que me orienta diz respeito à forma como as crianças estão construindo suas histórias na atualidade. Entendo a narrativa aqui como as histórias inventadas pelas crianças em situações que possibilitem a expressão de forma mais livre e para possibilitar esse momento de produção das crianças foram propostas 8 oficinas com duração de cerca de 2 meses e meio em três espaços diferenciados: uma escola pública, uma escola particular e um espaço cultural numa cidade serrana próxima à capital do estado do Rio de Janeiro. A oficina atendeu crianças de 7 a 11 anos em cada um dos espaços.
Procurarei trazer aqui, de forma breve, algumas das questões observadas e/ou vividas com elas para reflexão dialogando com o livro de Vigotsky que fala especificamente da imaginação e da arte na infância bem como com as reflexões de autores dos Estudos Culturais Latino-americanos como Néstor Canclini e Jesús Martín-Barbero. Interessa-nos aqui, neste momento, trazer uma análise de alguns aspectos das observações feitas durante o processo de produção narrativa das crianças em diálogo com o referencial teórico.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, A. H. (2010). Imagem, Criação e Diálogo: Reflexão Sobre o Processo de Produção Narrativa das Crianças. Educação Online, (6). Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1789
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriana Hoffmann Fernandes, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação na UERJ, participante do grupo de pesquisa “Infância, Juventude e Indústria Cultural: sociedade, cultura e mediações” coordenado pela professora Maria Luiza Oswald. O artigo proposto foi elaborado a partir das leituras e discussões da disciplina “Psicologia e Educação” ministrada pela professora Sônia Kramer em 2008.1 na Pós-graduação em Educação da PUC-Rio.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.