A “Pedagogia do Armário”: heterossexismo e vigilância de gênero no cotidiano escolar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo explora a relação entre currículo e heteronormatividade no espaço cotidiano escolar. Entendendo o currículo como artefato político, produção cultural e discursiva, o autor considera a noção de “currículo em ação” em relação a uma pluralidade de situações de aprendizagem (formais e informais, planejadas ou não, dentro e fora da sala de aula), no âmbito das quais se constroem saberes, sujeitos, identidades, diferenças, desigualdades, hierarquias e aprofundam-se processos de marginalização e exclusão. A partir da problematização de relatos de profissionais da educação, o autor reflete sobre experiências escolares imbricadas a processos de (re)produção das normas de gênero e dos ditames da matriz heterossexual. Além disso, considera a heteronormatividade, o heterossexismo e a homofobia como elementos que atuam na estruturação do espaço escolar e de suas práticas curriculares e que produzem efeitos sobre todas as pessoas. Por isso, defende a desestabilização dos dispositivos escolares de normalização e de disciplinamento heteronormativos, em favor de uma educação efetivamente inclusiva e de qualidade.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)