Histórias de vida e formação no curso de licenciatura em pedagogia da terra

Conteúdo do artigo principal

Emerson Augusto de Medeiros
Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa para a construção da dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Tem como objetivo principal refletir sobre como as histórias, os saberes, as experiências e os fazeres de alunos camponeses contribuíram para sua formação no curso de Licenciatura Pedagogia da Terra da UERN. Utilizamos o método (auto)biográfico em nosso estudo, considerando as narrativas de si como práticas de formação. Josso (2010,) Halbwachs (1990), Momberger (2008) subsidiaram as discussões no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos. As narrativas constroem saberes e fazeres da experiência, ancorados na cultura camponesa. Concebemos o campo como um espaço de possibilidades, de lutas e conquistas, defendendo uma educação fundamentada nos princípios culturais que se encontram no seio coletivo da comunidade campesina.

Detalhes do artigo

Como Citar
Medeiros, E. A. de, & Leandro, A. L. A. L. (2013). Histórias de vida e formação no curso de licenciatura em pedagogia da terra. Educação Online, (12), 100–112. Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1702
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluno do mestrado em educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Bolsista CAPES.

Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em sociologia. Professora e orientadora no mestrado em educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.