Desafios e impactos do uso da Inteligência Artificial na educação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Inteligência Artificial (IA) tem sido uma promissora aliada na educação, especialmente, após a pandemia de Covid-19. Este artigo teve como objetivo discutir os impactos da IA na educação, explorando suas aplicações nas diversas faixas etárias e modalidades de ensino. A metodologia se configurou em revisão bibliográfica de abordagem qualitativa em bases gratuitas, nas quais se identificaram as principais tecnologias de IA em uso na educação, além dos desafios e limitações associados ao seu uso. Discutiram-se estratégias para maximizar o potencial da IA na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que a IA pode contribuir para personalizar a aprendizagem, criar ambientes educacionais mais autônomos, otimizar a avaliação dos alunos, entre outros. Entretanto, é fundamental considerar suas implicações éticas, além das questões relacionadas aos aspectos neurológicos, cognitivos e emocionais, especialmente, quando se trata do uso da IA por crianças.
Abstract
Artificial Intelligence (AI) has been a promising ally in education, especially after the Covid-19 pandemic. This article aimed at discussing the impacts of AI on education, exploring its applications in different age groups and teaching modalities. The methodology consisted of a bibliographic review with a qualitative approach on a free basis. The main AI technologies in use in education were identified, in addition to the challenges and limitations associated with their use. Strategies to maximize the potential of AI in improving the teaching-learning process were discussed. The results showed that AI can contribute to personalizing learning, creating more autonomous educational environments, optimizing student assessment, among others. However, it is essential to consider its ethical implications and issues related to neurological, cognitive and emotional aspects, especially when it comes to the use of AI by children.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.