Ensino do Método Canguru: contribuições de oficinas pedagógicas

Conteúdo do artigo principal

Rafaela Costa Russo do Vale
Sérgio Seiji Aragaki
Harylia Millena Nascimento Ramos
Camila de Melo Moura
Thaís Ramos de Oliveira Toledo

Resumo

Resumo 


O artigo tem como objetivo conhecer como oficinas pedagógicas podem contribuir para o ensino-aprendizagem sobre o Método Canguru, a partir do discurso de discentes de um projeto de extensão universitária. As oficinas ocorreram de modo virtual, com quinze estudantes. A pesquisa qualitativa e exploratória analisou as práticas discursivas e os sentidos produzidos, a partir de duas categorias: “Sentidos atribuídos ao Método Canguru e os aprendizados ocorridos durante as oficinas” e “Relevância no uso de oficinas pedagógicas no projeto de extensão”. Concluiu-se que os sentidos estavam alinhados à assistência integral e humanizada deste modelo assistencial e que houve fortalecimento de conceitos e contribuições para a realização de ações ligadas ao Método Canguru. Além disso, constatou-se que as oficinas proporcionaram uma aprendizagem significativa acerca do tema.


Abstract


The Kangaroo Mother Care (KMC) is a national health policy aimed at qualified and humanized care for newborns and their families. The objective of the investigation was to evaluate how pedagogical workshops contributed to teaching-learning about KMC. In this sense it was considered its relevance and the possible improvements for more active learning of this assistance model for students in training. The workshops took place virtually, with fifteen health students from the extension project "I was born premature... and now?". The qualitative and exploratory research analyzed the discursive practices and meanings produced from two categories: “meanings attributed to the Kangaroo Method and the learning that occurred during the workshops” and “relevance in the use of pedagogical workshops in the extension project”. It was concluded that the meanings were aligned and consolidated with those recommended by the KMC. The students learned significant concepts that can support their practices. The research also brought and could bring contributions to professionals in the field.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa Russo do Vale, R., Seiji Aragaki, S., Nascimento Ramos, H. M., de Melo Moura, C., & Ramos de Oliveira Toledo , T. (2024). Ensino do Método Canguru: contribuições de oficinas pedagógicas . Educação Online, 19(46), e24194601. https://doi.org/10.36556/eol.v19i46.1425
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rafaela Costa Russo do Vale, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Titulação: Mestre em ensino na saúde (Famed-Ufal), graduada em fisioterapia (Uncisal).    Função atual: fisioterapeuta da Unidade Neonatal do Hupaa/Ufal.   Área de pesquisa: humanização da saúde, ensino na saúde 

Sérgio Seiji Aragaki, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Titulação: especialista em psicologia da saúde (Unifesp);  mestre e doutor em psicologia social (PUC-SP); graduação em psicologia (Unesp-FLC Assis-SP).   Função atual: professor da graduação em medicina e do mestrado profissional em ensino na saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.
Área de pesquisa: saúde coletiva, saúde mental, humanização da saúde, ensino na saúde, psicologia social.  

Harylia Millena Nascimento Ramos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Titulação: mestre em ensino na saúde (Famed-Ufal); graduada em fisioterapia (FIR-PE)   Função atual: fisioterapeuta da Unidade Neonatal do Hupaa/Ufal   Área de pesquisa: humanização da saúde, ensino na saúde

Camila de Melo Moura, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Titulação: graduada em fisioterapia (Uncisal); mestre em ensino na saúde (Famed-Ufal)

Função atual:  fisioterapeuta da Unidade Neonatal do Hupaa/Ufal

Área de pesquisa: humanização da saúde; ensino na saúde 

Thaís Ramos de Oliveira Toledo , Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)

Titulação: mestre em ensino na saúde e tecnologia (Uncisal); Graduada em fisioterapia (Uncisal)   Função atual: fisioterapeuta da SCMM   Área de pesquisa: ensino na saúde, tecnologia   

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