Maior inclusão social foi evidenciada na educação a distância? Análise da democratização de acesso ao ensino superior em saúde

Conteúdo do artigo principal

Cândido Vieira Borges Júnior
Marizélia Ribeiro de Souza
Rhamon Talles de Oliveira Peixoto
Leonardo Santos de Paiva
Patrícia Cabral de Almeida
Denise Santos de Oliveira

Resumo

A abertura de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) visou a ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior. O aumento no número de vagas e a presença de um novo modo de acesso pode levar ao aumento da inclusão de classes sociais. Mas será que essa maior inclusão foi evidenciada no Brasil? O objetivo deste estudo foi analisar a democratização de acesso a cursos de ensino superior em saúde ofertados na modalidade EAD. Realizou-se uma análise de natureza estatístico-descritiva para o período de 2010 a 2020, utilizando dados secundários provenientes do Censo da Educação Superior. A partir da análise dos resultados, nota-se maior percentual de mulheres nesses cursos, idade média de 33 anos e crescimento contínuo no número de estudantes declarados pardos. Tais resultados contribuem para discussões acadêmicas e gerenciais sobre inclusão social em cursos superiores ofertados na modalidade EAD e para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a democratizar o ensino superior no Brasil.


Abstract


The opening of distance learning courses aimed at expanding students' access to higher education. The increasing number of vacancies and the presence of a new way of access can lead to an increasing inclusion of social classes. Has this greater inclusion been evidenced in Brazil? This study aims to analyze the democratization of access to higher education courses in health offered in the distance learning modality. A statistical-descriptive analysis was carried out from 2010 to 2020, using secondary data from the Higher Education Census. Based on the results analysis, we could see a higher percentage of women in these courses, an average age of 33 years, and a continuous growth in the number of students declared to be brown. Such results contribute to academic and managerial discussions about social inclusion in higher education courses offered in distance learning modality and to the development of public policies aimed at democratizing higher education in Brazil.

Detalhes do artigo

Como Citar
Vieira Borges Júnior, C., Ribeiro de Souza, M., Talles de Oliveira Peixoto, R., Santos de Paiva, L., Cabral de Almeida, P., & Santos de Oliveira, D. (2024). Maior inclusão social foi evidenciada na educação a distância? Análise da democratização de acesso ao ensino superior em saúde. Educação Online, 19(45), e24194504. https://doi.org/10.36556/eol.v19i45.1484
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cândido Vieira Borges Júnior, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Titulação: Ph.D. em administração pela HEC Montréal, Canadá; pós-doutorado pela Eaesp-FGV.

Função atual: professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (Face/UFG). Coordenador do Centro de Inovação e Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (Cigets/UFG)

Área de pesquisa: empreendedorismo; gestão da educação e do trabalho em saúde

Marizélia Ribeiro de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Titulação: mestre em administração pela Universidade Federal de Goiás.

Função atual: professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Iporá.

Área de pesquisa: análise estatística e socioeconômica; gestão da educação e do trabalho em saúde

Rhamon Talles de Oliveira Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Titulação: curso técnico em informática pelo Instituto Federal Goiano, com ênfase em programação e manutenção de computadores;  bacharelado em ciências econômicas na Universidade Federal de Goiás; mestrando no curso de economia de empresas da Escola de Economia de São Paulo.

Função atual: pesquisador do Centro de Inovação e Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (Cigets/UFG).

Área de pesquisa: Análise de dados

Leonardo Santos de Paiva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Titulação: graduando em administração pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Função atual: pesquisador do Centro de Inovação e Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (Cigets/UFG).

 

Patrícia Cabral de Almeida, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Titulação: bacharel em administração pela Universidade Federal de Goiás.

Função atual: pesquisadora do Centro de Inovação e Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (Cigets/UFG).

Área de pesquisa: finanças e gestão da educação e do trabalho em saúde

Denise Santos de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Titulação: doutora em administração pela Universidade de Brasília; mestra e graduada em administração pela Universidade Federal de Goiás.

Função atual: pesquisadora do Centro de Inovação e Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (Cigets/UFG)

Área de pesquisa: marketing e gestão da educação e do trabalho em saúde

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