Educação escolar indígena: entre a que temos e a que queremos!
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Resumo
Este trabalho baseia-se em pesquisa realizada na Barreira da Missão, área indígena do Município de Tefé-AM, em que se buscou analisar as medidas que estão sendo criadas para que a Escola Municipal Rural Indígena Pe. Augusto Cabrolié se estabeleça nos padrões da Educação Escolar Indígena. O caminhar metodológico utilizou o método hermenêutico-dialético, em que procedemos com observação direta e entrevista semiestruturada com participantes moradores da comunidade. Os resultados nos mostraram que a Educação Escolar Indígena já foi implantada na escola, contudo, precisa implementar algumas políticas que fixam o fazer pedagógico diferenciado das escolas não-indígenas. Para isso, as lideranças kambeba e equipe escolar indígena buscam apoio junto ao governo municipal em firmar parcerias para irem introduzindo na escola requisitos da escola indígena, a fim de que, ela funcione de fato e direito dentro dos padrões da Educação Escolar Indígena.
Este trabalho se baseia em pesquisa realizada na Barreira da Missão, área indígena do município de Tefé-AM. Buscou-se analisar as medidas que estão sendo criadas para que a Escola Municipal Rural Indígena Pe. Augusto Cabrolié se estabeleça nos padrões da educação escolar indígena. O caminhar metodológico utilizou o método hermenêutico-dialético, em que procedemos com observação direta e entrevista semiestruturada com participantes moradores da comunidade. Os resultados nos mostraram que a educação escolar indígena já foi implantada na escola, contudo, precisa implementar algumas políticas que fixam o fazer pedagógico diferenciado em relação às escolas não indígenas. Para isso, as lideranças kambeba e a equipe escolar indígena buscam apoio junto ao governo municipal, para firmar parcerias a fim de irem introduzindo na escola requisitos da escola indígena, para que ela funcione de fato e direito dentro dos padrões da educação escolar indígena.
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