A motivação como caracterizadora de práticas pedagógicas em matemática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo pretende trazer contribuições para a prática pedagógica, partindo de um estudo sobre as características de práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas nos anos finais do ensino fundamental, especialmente na disciplina de matemática. O objetivo é reunir algumas reflexões desenvolvidas a partir das constatações do estudo e confrontar com estímulos vindos de fontes distintas, como as pesquisas recentes e as indicações da legislação vigente. A pesquisa ocorreu com cinco professores de três instituições e analisou as práticas bem-sucedidas, levando-se em conta as seguintes dimensões: concepções docentes sobre a matemática e seu ensino, recursos didáticos, atividades de aprendizagem, relação entre professor e aluno, práticas de motivação de alunos e práticas avaliativas. Faz-se uma discussão sobre o efeito que a motivação promovida pelo professor nas aulas de matemática produz no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.