Modernidade, escola e invenções cotidianas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo
O artigo tem por objetivo disparar o pensamento acerca da invenção de espaços outros dentro do espaço escolar instituído. Para isso, apoia-se no conceito foucaultiano de problematização como ferramenta teórico-metodológica. A escrita é tecida a partir de dois movimentos. No primeiro, problematiza algumas das relações de poder que permeiam a escola desde a modernidade até os tempos atuais. No segundo, convida a pensar na criação de espaços escolares heterotópicos que favoreçam o cuidado de si. Espera-se que as linhas traçadas neste texto provoquem outros educadores e pesquisadores do campo educacional a inventarem estratégias que permitam pensar a escola para além de um espaço que apenas conforma corpos e subjetividades, mas como lugar onde emergem possibilidades de resistência e práticas de liberdade.
Abstract
The article aims think about the invention of other spaces within the established school space. To do this, it relies on the Foucauldian concept of problematization as a theoretical-methodological tool. The writing is based on two movements. In the first, it problematizes some of the power relations that permeate the school from modern times to the present day. In the second, it invites us to think about creating heterotopic school spaces that favor self-care. It is hoped that the lines drawn in this text will provoke other educators and researchers in education field to invent strategies that allow thinking about school as more than just a space that shapes bodies and subjectivities, but as a place where possibilities of resistance and practices of freedom emerge.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.